SuéciaSuécia

Ano de adesão à União Europeia: 1995

Capital: Estocolmo

Superfície total: 449 964 km²

População: 9,2 milhões de habitantes

Moeda: coroa sueca (kr)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1996

Suécia

A Suécia é o país nórdico com maior número de habitantes. O país é separado da Noruega, a oeste, por uma cadeia de montanhas e partilha com a Finlândia o Golfo de Bótnia, no extremo norte do Mar Báltico.

As regiões do sul são predominantemente agrícolas, mas à medida que se avança em direcção ao norte as florestas ocupam uma superfície cada vez maior. A densidade populacional também é mais elevada no sul da Suécia, principalmente no vale do Lago Mälaren e na região de Öresund.

Em 1971, o Parlamento, ou Riksdag, tornou-se unicameral, sendo os seus 349 deputados eleitos de acordo com o sistema de representação proporcional por um mandato de quatro anos.

A população sueca conta, pelo menos, com 17 000 nativos samis (ou lapões), uma comunidade cujo rendimento deriva essencialmente da criação de renas. Existe também uma minoria da população sueca de origem finlandesa.

A Suécia exporta automóveis, produtos do sector metalomecânico, aço, dispositivos electrónicos, equipamentos de comunicação e produtos derivados do papel.

A Suécia teve um papel pioneiro nos primeiros tempos do cinema, sendo de destacar Mauritz Stiller e Victor Sjöström. Mais tarde, o realizador Ingmar Bergman e as actrizes Greta Garbo, Ingrid Bergman e Anita Ekberg fizeram carreira internacional. A música sueca está, para muitos, associada ao grupo Pop dos anos 70 ABBA.

A cozinha sueca é conhecida pelos seus smorgåsbord (refeição à base de fatias de pão com diversas iguarias), arenques do Báltico, sopa de ervilhas e panquecas.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Suécia

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?