EspanhaEspanha

Ano de adesão à União Europeia: 1986

Capital: Madrid

Superfície total: 504 782 km²

População: 45,8 milhões de habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1991

Espanha

A paisagem do território continental de Espanha é dominada por planaltos e cadeias montanhosas, como os Pirenéus e a Serra Nevada, onde nascem grandes rios, como o Ebro, o Douro, o Tejo e o Guadalquivir. O território espanhol é ainda constituído pelas Ilhas Baleares, no Mediterrâneo, e pelas Ilhas Canárias, situadas ao largo da costa africana.

A Espanha é uma monarquia constitucional hereditária com um Parlamento bicameral, as Cortes. A Constituição de 1978 consagra o respeito pela diversidade linguística e cultural numa Espanha unida. O país está dividido em 17 comunidades autónomas (regiões) governadas por autoridades eleitas directamente pela respectiva população. As línguas regionais da Catalunha, do País Basco e da Galiza têm um estatuto especial, que lhes permite serem utilizadas nessas regiões paralelamente à língua nacional, o espanhol, também denominada castelhano.

Os principais sectores económicos são os serviços, a indústria transformadora, a agricultura (especialmente fruta e produtos hortícolas, azeite e vinho) e o turismo.

A Espanha possui um valioso património artístico e cultural, destacando-se os pintores Velázquez, no século XVII, Goya, nos séculos XVIII e XIX, e Picasso, Dali e Miró, no século XX. Dom Quixote, a obra-prima de Cervantes, é um dos marcos da literatura europeia moderna. Por outro lado, a música e a dança características do flamenco espanhol são admiradas no mundo inteiro. Importa ainda referir os cineastas Pedro Almodóvar, Alejandro Amenábar e Luis Buñuel que foram várias vezes galardoados com prémios internacionais.

Os pratos mais conhecidos da cozinha espanhola são a paella (arroz com frango, marisco e legumes) e a tortilha (omeleta com batatas). A sangria (à base de vinho tinto e de frutas) é uma bebida refrescante muito apreciada.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Espanha

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?