PolóniaPolónia

Ano de adesão à União Europeia: 2004

Capital: Varsóvia

Superfície total: 312 679 km²

População: 38,1 milhões de habitantes

Moeda: zloty (zł)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007

Polónia

O norte da Polónia, que se estende até ao Mar Báltico, é quase exclusivamente constituído por terras de baixa altitude, enquanto a sul se eleva a cordilheira dos Cárpatos (incluindo o maciço de Tatra). A Masúria, com os seus inúmeros lagos, é a região polaca que atrai mais turistas.

A Polónia, que tem mais de mil anos de existência, foi um dos países mais poderosos da Europa no século XVI. Graças à sua vitória na batalha de Viena de 1683, o rei João III Sobieski da Polónia pôs fim ao cerco de Viena pelos otomanos e, desta forma, à ameaça de uma eventual ocupação da Europa Ocidental.

A Polónia possui uma grande riqueza em recursos minerais naturais, nomeadamente o ferro, o zinco, o cobre e o sal-gema. As minas de sal de Wieliczka, que datam do século XIII, são uma autêntica cidade, talhada na rocha de sal, com um sanatório, um teatro, uma igreja e um café, onde tudo, desde as escadas aos candelabros, é feito de sal.

A actual Constituição polaca data de 1997. O Presidente é eleito por sufrágio universal por um mandato de cinco anos. Os 460 membros da Câmara Baixa do Parlamento (o Sejm) e os 100 membros do Senado são eleitos directamente, de acordo com o sistema de representação proporcional, por um mandato de quatro anos.

A cozinha tradicional polaca inclui a sopa de beterraba, rolos de couve recheados (folhas de couve recheadas com carne e arroz) e os pierogi (uma espécie de ravióis recheados, por exemplo, com couve e cogumelos).

Entre os polacos mais famosos destacam-se o astrónomo Copérnico, o compositor Chopin, a cientista Maria Curie-Sklodowska, os cineastas Roman Polanski e Krzysztof Kieslowski e o Papa João Paulo II.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Polónia

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?