Países BaixosPaíses Baixos

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)

Capital: Amesterdão

Superfície total: 41 526 km²

População: 16,4 milhões de habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1985

Países Baixos

Os Países Baixos, como o nome indica, são um país de muito baixa altitude, com cerca de um quarto do território ao nível do mar ou abaixo deste. Muitas zonas estão protegidas contra as inundações por diques e paredões. Grande parte das terras foram conquistadas ao mar, sendo o polder da Flevolândia o caso mais recente.

O Parlamento (ou Staten-Generaal) é constituído por duas Câmaras: uma com 75 membros, eleitos indirectamente e que dispõem de poderes limitados, e outra, a Câmara Baixa, cujos membros são eleitos directamente. Os membros das duas Câmaras são eleitos por um mandato de quatro anos. Devido ao sistema multipartidário, todos os governos são formados por coligações.

A actividade industrial dos Países Baixos concentra-se essencialmente nos sectores da produção de alimentos, dos produtos químicos, da refinação de petróleo, dos produtos eléctricos e da maquinaria electrónica. O sector agrícola, muito conhecido pelas plantas e pela floricultura, também é muito dinâmico. O porto de Roterdão é o porto com maior volume de tráfego da Europa, servindo o interior (hinterland) que se estende pela Alemanha e pela Europa Central.

Os Países Baixos marcaram a história da pintura europeia, em especial no século XVII, a época dos grandes mestres holandeses, como Rembrandt van Rijn, Johannes Vermeer e Jan Steen. Mas os séculos XIX e XX não são menos dignos de destaque, graças a grandes artistas como Vincent van Gogh e Piet Mondriaan.

As especialidades culinárias mais conhecidas dos Países Baixos são o arenque cru, as enguias fumadas e a sopa de ervilhas, sem esquecer uma grande variedade de queijos, como o Edam e o Gouda.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Países Baixos

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?