LuxemburgoLuxemburgo

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador (1952)

Capital: Luxemburgo

Superfície total: 2 586 km²

População: 500 000 habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 1999 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1985

Luxemburgo

O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país, que faz fronteira com a Bélgica, a França e a Alemanha e cuja história é indissociável da dos países vizinhos. O seu território é essencialmente constituído por colinas onduladas e florestas.

Apesar de, ao longo da sua história, o Luxemburgo ter estado sob o domínio de muitos países e casas reais, constitui, desde o século X, uma entidade política distinta, embora nem sempre autónoma. Actualmente, o Luxemburgo é um Grão-Ducado hereditário com um sistema parlamentar unicameral.

A língua nacional, o luxemburguês (Letzeburgesch), é parecida com o alemão. O alemão é a língua mais falada pelos luxemburgueses e mais utilizada nos meios de comunicação social. O francês é a língua utilizada para fins administrativos.

A estrutura da economia luxemburguesa assenta principalmente nos sectores bancário, dos seguros e da indústria siderúrgica. Todavia, a produção agrícola e vitivinícola também são importantes.

Num país com tanta floresta, não é de estranhar pratos típicos como o guisado de lebre ou o presunto das Ardenas. Outras especialidades típicas são pratos à base de peixes de água doce frescos como a truta e o lúcio.

No vale do rio Mosela, que se estende também pelo território da Alemanha, produzem-se vinhos brancos muito conhecidos e apreciados. À semelhança de outros países do Norte da Europa, o Luxemburgo também produz marcas de cerveja populares.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Luxemburgo

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?