IrlandaIrlanda

Ano de adesão à União Europeia: 1973

Capital: Dublim

Superfície total: 70 000 km²

População: 4,5 milhões de habitantes

Moeda: Membro da zona euro desde 1999 (€)

Espaço Schengen: Não faz parte do espaço Schengen

Irlanda

As regiões planas do interior da Irlanda são essencialmente constituídas por terrenos agrícolas, com excepção de algumas zonas ligeiramente acidentadas, e por grandes áreas de pântanos e lagos. A oeste erguem-se montanhas costeiras que atingem, por vezes, mais de 1000 m de altitude. Cerca de um terço da população vive em Dublim.

A Câmara Baixa do Parlamento, ou Dáil, é composta por 166 deputados e a Câmara Alta, ou Seanad , é composta por 60 membros. As eleições para o Parlamento realizam-se de cinco em cinco anos. Eleito por um período de sete anos, o Presidente exerce sobretudo funções de representação.

Embora a história da Irlanda tenha conhecido alguns períodos agitados e conturbados, os irlandeses sempre foram conhecidos pelo seu gosto pela música e pelas suas lendas. Muitas vezes referida como terra de santos e de sábios, a Irlanda foi berço de muitos escritores famosos de língua inglesa, como Yeats, Joyce, Beckett, Wilde e Shaw, bem como de grupos e cantores de rock mundialmente conhecidos, como os U2, The Corrs e Sinéad O’Connor.

A cozinha tradicional irlandesa é essencialmente constituída por pratos simples à base carne e legumes cozidos como, por exemplo, batata, cenoura, nabo e pastinaca.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Irlanda

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?