EstóniaEstónia

Ano de adesão à União Europeia: 2004

Capital: Tallin

Superfície total: 45 000 km²

População: 1,3 milhões de habitantes

Moeda: Membro da eurozona desde 2011 (€)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007

Estónia

A Estónia, o mais setentrional dos países bálticos, tornou-se independente da União Soviética em 1991. Trata-se de um país essencialmente plano, situado na costa oriental do Mar Báltico, com numerosos lagos e ilhas. Grande parte do território é constituída por terras agrícolas e por florestas.

A língua estónia tem grandes afinidades com o finlandês, mas nenhuma com as línguas dos restantes países bálticos (a Letónia e a Lituânia) nem com o russo. Cerca de um quarto da população da Estónia é de origem russófona.

A capital, Tallin, é uma das cidades medievais mais bem conservadas da Europa. O turismo representa 15% do PIB da Estónia. Os principais sectores da economia são a engenharia, os produtos alimentares, a metalurgia, o sector químico e os produtos derivados da madeira.

A cozinha estónia foi influenciada pelos vários povos – como o dinamarquês, o alemão, o sueco, o polaco e o russo – que dominaram a região. Entre os pratos tradicionais mais apreciados figuram as enguias marinadas, os enchidos de sangue e o cozido de chucrute com carne de porco.

Entre os estónios famosos destacam-se o escritor Jaan Kross, cuja obra está traduzida, pelo menos, em 20 línguas, o autor da epopeia nacional (Kalevipoeg), Friedrich Reinhold Kreutzwald, e o escritor, realizador cinematográfico, diplomata e político Lennart Meri.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Estónia

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?