DinamarcaDinamarca

Ano de adesão à União Europeia: 1973

Capital: Copenhaga

Superfície total: 43 094 km²

População: 5,5 milhões de habitantes

Moeda: coroa dinamarquesa (kr.)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 1996

Dinamarca

O território da Dinamarca é constituído pela península da Jutlândia (Jylland) e cerca de 400 ilhas, 82 das quais são habitadas, sendo Funen (Fyn) e a Zelândia (Sjælland) as maiores.

A Dinamarca possui um importante sector piscatório e uma considerável frota de marinha mercante. As principais áreas da actividade da indústria transformadora são os sectores alimentar, químico, de maquinaria, da metalurgia, dos equipamentos electrónico e de transporte, da cerveja, do papel e da madeira. O turismo é também uma importante actividade económica do país.

Do século VIII ao século XI, os dinamarqueses, juntamente com os noruegueses e os suecos (os Vikings), fizeram incursões, colonizaram e comerciaram nos quatro cantos da Europa. Actualmente, os dinamarqueses orgulham-se de viver num Estado que assegura uma sólida protecção social a todos os seus cidadãos.

A Dinamarca é uma monarquia constitucional regida por uma Constituição que data de 1953. O Parlamento unicameral, ou Folketing , é composto por 179 deputados eleitos.

Entre os dinamarqueses mais célebres contam-se o famoso escritor de contos infantis Hans Christian Andersen, a escritora Karen Blixen e o designer Arne Jacobsen. O cinema dinamarquês ganhou fama internacional graças em especial ao realizador de cinema experimental Lars von Trier.

Entre as especialidades culinárias, refira-se, por exemplo, smørrebrød (uma espécie de canapés), as batatas cozidas ou caramelizadas, a couve-rouxa cozida e o porco ou pato assados.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Dinamarca

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?