República ChecaRepública Checa

Ano de adesão à União Europeia: 2004

Capital: Praga

Superfície total: 78 866 km²

População: 10,5 milhões de habitantes

Moeda: coroa checa (Kč)

Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007

República Checa

A República Checa acedeu à independência em Janeiro de 1993 após a cisão da Checoslováquia em duas Repúblicas independentes. Antes da Segunda Guerra Mundial, a Checoslováquia era um dos dez países mais industrializados do mundo e o único país da Europa Central que continuou a ser uma democracia até 1938.

A capital checa, Praga, é uma cidade milenar de grande riqueza arquitectónica, marcada por diferentes estilos ao longo da história, sendo, por esta razão, escolhida por muitos cineastas para aí rodarem os seus filmes.

A indústria transformadora continua a ser uma importante actividade económica, concentrando-se a produção principalmente nos sectores automóvel, de maquinaria e metalo-mecânica. O sector da siderurgia (ferro e aço) é muito importante na Morávia, na região oriental do país. No sector agrícola, o milho, a beterraba sacarina, a batata, o trigo, o centeio e a cevada são as culturas predominantes.

Cerca de 95% do território da República Checa é montanhoso, sendo um espaço ideal para praticar esqui ou BTT ou fazer grandes caminhadas. Nas suas inúmeras florestas vivem ursos selvagens e raposas.

A República Checa produz vários tipos de cerveja de renome mundial, nomeadamente pilsner. É produzido vinho nas regiões meridionais da Morávia e na região da Boémia. O país produz também bastante água mineral graças às suas mais de 900 fontes naturais (um verdadeiro recorde). Entre os pratos tradicionais, destacam-se os knedlíky , que são uma espécie de bolas feitas com batatas ou pão.

Entre os checos mais famosos encontram-se o artista "Arte Nova" Alfons Mucha, os compositores Antonin Dvořák e Bedřich Smetana, os escritores Franz Kafka e Milan Kundera e o maratonista Emil Zátopek.

Ligações úteis

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

República Checa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?