CroáciaCroácia

Ano de adesão à União Europeia: 2013

Capital: Zagreb

Superfície total: 56 594 km²

População: 4 398 150 habitantes

Moeda: kuna

Espaço Schengen: A Croácia deverá aderir ao Espaço Schengen até 2015.

Croácia

Apresentação do país

A Croácia faz fronteira com a Bósnia e Herzegovina, a Hungria, o Montenegro, a Sérvia e a Eslovénia. Após ter feito parte da antiga Jugoslávia durante mais de 70 anos, tornou-se independente em 1991.

Antecedentes

No século VIII, foi criado o Ducado da Croácia que, 200 anos mais tarde, deu origem a um reino. O país foi fortemente influenciado pela Áustria e pela Hungria, países vizinhos. Os séculos XV e XVII foram marcados por frequentes confrontos com o Império Otomano.

Bandeira

As três cores da bandeira croata representam os três Estados que deram origem à Croácia: o Reino da Croácia (vermelho e branco), o Reino da Eslavónia (branco e azul) e o Reino da Dalmácia (vermelho e azul).

Democracia parlamentar

A Croácia é uma democracia parlamentar. O poder é repartido entre: o Parlamento eleito (poder legislativo), o Governo e o Presidente eleito (poder executivo) e os tribunais autónomos (poder judicial).

Geografia

Grande parte do território croata são terras baixas. As suas montanhas e, em especial, as suas praias atraem muitos visitantes. Das suas 1246 ilhas, algumas de dimensões muito reduzidas, apenas 48 são permanentemente habitadas.

A Croácia e a UE

Em 1 de julho de 2013, a Croácia tornou-se o 28.º país da UE, na sequência do pedido de adesão em 2003 e de negociações que tiveram início em 2005. O objetivo atual é assegurar uma maior integração. Espera-se, assim, que a Croácia adira ao Espaço Schengen até 2015 e que abandone a sua moeda (kuna) em favor do euro logo que a sua economia satisfaça os critérios exigidos em matéria de inflação, finanças públicas, estabilidade da taxa de câmbio e das taxas de juro.

Tal como os restantes Estados-Membros, a Croácia deve aplicar a legislação adotada a nível da UE, nomeadamente nos domínios da segurança dos alimentos, do reconhecimento das qualificações profissionais adquiridas noutros países e dos montantes cobrados aos utilizadores de telemóveis pelas chamadas efetuadas a partir do estrangeiro.

Foram acordados à Croácia períodos de transição em alguns domínios. Por exemplo, as taxas dos impostos especiais sobre o consumo dos cigarros podem manter-se reduzidas até ao final de 2017 e os pescadores croatas podem continuar a utilizar redes proibidas no resto da UE até junho de 2014.

Ligações úteis

  • Em destaque: adesão da Croácia à UE deenfr
  • Gabinete de Informação do Parlamento Europeu na Croácia hr
  • Representação da Comissão na Croácia hr
  • Governo croata hren
  • Informações turísticas – Croácia csdadeesfrhrithunlplsksvslen
  • Direitos dos cidadãos da UE quando viajam pela Europa
  • Chorwacja: kraj i jego mieszkańcy enfrhr

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Croácia

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?