• Como funciona a UE
    • Informações de base
    • Instituições, organismos e agências
    • Trabalhar para e com a UE

Uma união em expansão

Desde o início do processo de integração europeia, em 1951, a UE tem registado sucessivos alargamentos. Esta página dá informações sobre os países que aderiram à UE, nomeadamente sobre as datas da sua adesão, e sobre os países actualmente candidatos à adesão.

A UE engloba muitos países, mas nem sempre foi assim. Quando os países europeus começaram a cooperar economicamente, em 1951, apenas a Bélgica, a Alemanha, a França, o Luxemburgo e os Países Baixos participaram nesse projecto.

Com o passar do tempo, cada vez mais países decidiram aderir à UE. Após a adesão da Roménia e da Bulgária, a 1 de Janeiro de 2007, a UE passou a ter 27 membros.

A UE continuará a expandir-se, uma vez que um número crescente de países manifestaram interesse em aderir. Estes países dividem-se em países candidatos e países candidatos potenciais. Os primeiros encontram-se na fase de transposição da legislação da UE para a legislação nacional, enquanto os países candidatos potenciais ainda não cumprem os critérios para uma adesão à UE.

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?