You are here:

A bandeira europeia

A bandeira europeia é o símbolo da União Europeia e da unidade e identidade da Europa numa aceção mais lata.

É constituída por doze estrelas douradas dispostas em círculo sobre um fundo azul, que simbolizam os ideais de unidade, solidariedade e harmonia entre os povos da Europa.

O número de estrelas não está relacionado com o número de países da UE. O círculo é um símbolo de unidade.

História da bandeira europeia

A história da bandeira europeia remonta a 1955, quando o Conselho da Europa Traduções da ligação anterior   Deutsch (de) English (en) français (fr) italiano (it) , uma organização que defende os direitos humanos e promove a cultura europeia, escolheu esse símbolo para sua própria utilização. Nos anos seguintes, o Conselho da Europa incentivou as instituições europeias emergentes a adotarem a mesma bandeira.

Em 1983, o Parlamento Europeu decidiu que a bandeira das Comunidades devia ser a que era usada pelo Conselho da Europa. Em 1985, foi adotada por todos os dirigentes da UE como o emblema oficial das Comunidades Europeias, que viriam a dar origem à União Europeia. Atualmente, todas as instituições europeias têm também o seu próprio símbolo.

Moeda de euro comemorativa: os 30 anos da bandeira da UE

Para assinalar os 30 anos da adoção da  bandeira europeia, os dezanove países da zona euro vão emitir uma moeda comemorativa especial.  Na sequência de um concurso em linha organizado pela Comissão Europeia em 2015, os cidadãos e residentes da zona euro selecionaram o desenho criado por Georgios Stamatopoulos, gravador do Banco da Grécia. A moeda comemorativa exibe  doze estrelas que se convertem em figuras humanas, que acolhem o nascimento de uma nova Europa. Veja o desenho vencedor

Utilização do símbolo da UE - organizações e particulares fora das instituições da UE