Percurso de navegação

A UE e os dinheiros públicos

Entre as fontes de financiamento que contribuem para o orçamento da UE figura uma percentagem do rendimento nacional bruto de cada Estado-Membro. O orçamento da UE destina-se a ações tão diversas como melhorar o nível de vida nas regiões mais desfavorecidas ou garantir a segurança dos alimentos. O euro é a moeda comum da maioria dos países da UE.

De onde provêm os recursos?

As receitas da UE provêm não só das contribuições dos seus Estados-Membros, mas também dos direitos de importação aplicados a produtos provenientes de países terceiros e de uma percentagem do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) cobrado por cada país.

Em que é gasto o dinheiro?

As verbas do orçamento da UE destinam-se a cobrir um vasto leque de atividades, que vão desde o desenvolvimento rural e a defesa do ambiente à proteção das fronteiras externas e à promoção dos direitos humanos. Os pontos de vista da Comissão, do Conselho e do Parlamento são tidos em conta para determinar o montante global do orçamento e a atribuição das diferentes verbas, mas a Comissão e os países da UE são os responsáveis pela forma como o dinheiro é efetivamente gasto.

O euro

O euro – diariamente utilizado por cerca de 332 milhões de europeus – é a prova mais palpável da cooperação entre os países da UE. As suas vantagens são óbvias para qualquer pessoa que viaje para o estrangeiro ou faça compras em linha em sítios da Internet estabelecidos noutro país da UE.

A crise económica e financeira English (en)

Desde o início da crise económica English (en) mundial, em 2008, tem-se assistido a um empenhamento constante e determinado dos governos dos países da UE, do Banco Central Europeu e da Comissão Europeia, que têm colaborado de forma estreita para promover o crescimento e o emprego, proteger a poupança, manter um fluxo de crédito acessível aos particulares e às empresas, assegurar a estabilidade financeira e instaurar um melhor sistema de governança para o futuro.

 Ver também

 Downloads

  • Despesas da UE: acabar com os mitos Deutsch (de) English (en) français (fr)  

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?