You are here:

Anos europeus

2015 é o Ano Europeu do desenvolvimento. Pela primeira vez, um Ano Europeu tem por tema a política internacional de desenvolvimento da União Europeia.  Trata-se de um ano charneira sob dois aspetos:

  • Os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio Traduções da ligação anterior   English (en) chegam ao seu termo.
  • A comunidade internacional terá de se reunir para decidir em conjunto um novo plano de ação para erradicar a pobreza, promover o desenvolvimento sustentável e combater as alterações climáticas.

O Ano Europeu do desenvolvimento pretende implicar os cidadãos da UE, em especial os jovens, no debate sobre o nosso mundo, a nossa dignidade, o nosso futuro e no qual todos devem intervir ativamente. Serão realizadas atividades em toda a União Europeia e o Ano Europeu do desenvolvimento será ainda divulgado na Internet e nas redes sociais.

Saiba mais sobre o Ano Europeu do desenvolvimento

Um Ano Europeu todos os anos desde 1983

O primeiro Ano Europeu foi comemorado em 1983 e teve como tema as pequenas e médias empresas (PME) e o artesanato. Desde então, a UE escolhe, todos os anos, um tema específico para incentivar o debate e o diálogo a nível nacional e entre os países europeus.

Porquê um Ano Europeu?

O objetivo é sensibilizar o público para determinados temas, incentivar o debate e alterar mentalidades. No âmbito de muitos anos europeus, são concedidos financiamentos adicionais para projetos locais, nacionais e transfronteiras relacionados com o tema específico desse ano.

O Ano Europeu pode igualmente constituir um sinal político forte do empenhamento das instituições europeias e dos governos dos países da UE para que o tema em questão seja tido em conta na elaboração das políticas futuras. Em alguns casos, a Comissão Europeia pode propor nova legislação sobre o tema.

Como é escolhido o tema do Ano Europeu?

O tema é proposto pela Comissão e aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos governos dos países da UE.

Lista dos Anos Europeus