Percurso de navegação

Anos europeus

Este ano - ano de eleições para o Parlamento Europeu e de entrada em funções de uma nova Comissão Europeia - não foi declarado nenhum ano europeu específico.  Em contrapartida, em 2014, será dada continuidade a vários projetos relacionados com o Ano Europeu dos Cidadãos, comemorado em 2013, sendo dada especial atenção às eleições para o Parlamento Europeu e à participação democrática.

2014 constitui uma oportunidade para os cidadãos — especialmente os mais jovens — participarem em eventos e seminários sobre o modo de exercer os seus direitos no processo democrático da UE. 

Mais informações sobre os projetos previstos em 2014 relacionados com o Ano Europeu dos Cidadãos

Um Ano Europeu todos os anos desde 1983

O primeiro Ano Europeu foi comemorado em 1983 e teve como tema as pequenas e médias empresas (PME) e o artesanato. Desde então, a UE escolhe, todos os anos, um tema específico para incentivar o debate e o diálogo a nível nacional e entre os países europeus.

Porquê um Ano Europeu?

O objetivo é sensibilizar o público para determinados temas, incentivar o debate e alterar mentalidades. No âmbito de muitos anos europeus, são concedidos financiamentos adicionais para projetos locais, nacionais e transfronteiras relacionados com o tema específico desse ano.

O Ano Europeu pode igualmente constituir um sinal político forte do empenhamento das instituições europeias e dos governos dos países da UE para que o tema em questão seja tido em conta na elaboração das políticas futuras. Em alguns casos, a Comissão Europeia pode propor nova legislação sobre o tema.

Como é escolhido o tema do Ano Europeu?

O tema é proposto pela Comissão e aprovado pelo Parlamento Europeu e pelos governos dos países da UE.

Lista dos Anos Europeus

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?