Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia

O Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia é o grupo de reflexão da UE no domínio da política externa.

Foi criado em 2002, ao abrigo da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) da União Europeia, a fim de promover uma cultura comum europeia da segurança, contribuir para o desenvolvimento e a projeção da PESC e promover o debate estratégico.

O Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (IESUE):

  • é plenamente autónomo
  • faz investigação em questões de segurança relevantes para a UE e proporciona uma instância de debate dessas questões
  • efetua análises e previsões para o Comité Político e de Segurança (CPS) e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança / Vice-Presidente da Comissão Europeia
  • foi instituído pela Ação Comum do Conselho 2001/554 (com a redação que lhe foi dada pela Ação Comum do Conselho 2006/1002 ).

Financiamento e fiscalização

O instituto é financiado por países da UE, de acordo com uma fórmula de repartição de custos com base no PNB. A sua gestão é assegurada pelas seguintes entidades:

  • Comité Político e de Segurança (CPS) – que exerce uma supervisão política
  • Conselho de Administração – que estabelece o orçamento e as regras administrativas e aprova o programa de trabalho do instituto (presidido pela AR/VP).

Publicações

O instituto publica vários tipos de publicações destinados à comunidade internacional estratégica. Assine os alertas eletrónicos English do IESUE para ser informado das novas publicações.

Chaillot Papers EnglishA principal publicação do instituto é a série denominada Chaillot Papers, dedicados a temas atuais relacionados com a segurança da UE. Escritos por especialistas externos e por investigadores do instituto, estes documentos baseiam-se em investigações e conhecimentos especializados tanto coletivos como individuais.
Livros EnglishOs livros contêm estudos aprofundados sobre temas especializados.
Relatórios EnglishOs relatórios do IESUE incidem sobre grandes projetos de investigação do instituto, bem como sobre temas de atualidade, associando uma descrição dos processos a uma análise original.
Sínteses políticas DeutschEnglishfrançaisAs sínteses políticas são análises de natureza política, concisas e oportunas, de questões específicas de política externa e de segurança.
Documentos específicos DeutschEnglishfrançaisOs documentos específicos são ensaios sobre determinadas questões relacionadas com a segurança europeia, geralmente da autoria de investigadores convidados.
Análises DeutschEnglishfrançais/artigos de opinião DeutschEnglishfrançais em linhaTanto as análises como os artigos de opinião incidem sobre uma vasta gama de assuntos de interesse específico para os decisores e responsáveis pelo planeamento estratégico, podendo ser da autoria de investigadores do instituto ou de especialistas externos.

Eventos

Os eventos organizados pelo EUISS destinam-se a melhorar a capacidade analítica da UE e a promover uma rede de peritos que apoiem a política externa e de segurança da UE. Reúnem decisores, funcionários da UE, membros do mundo académico, peritos nacionais e representantes de ONG de todo o mundo.

  • conferências English: contando com cerca de 100 participantes, entre os quais personalidades de renome, constituem uma oportunidade para realizar debates alargados sobre temas da atualidade
  • seminários English: reunindo cerca de 40 participantes, analisam temas específicos, frequentemente com uma tónica regional ou política
  • grupos de trabalho English: cerca de 20 participantes, reúnem-se regularmente para acompanhar acontecimentos numa região em particular ou a evolução num domínio político específico.

Imprensa

Os investigadores do instituto fornecem regularmente comentários especializados aos meios de comunicação social sobre questões relacionadas com a política externa ou a segurança da UE. Para mais informações sobre os domínios de conhecimento especializado do instituto, consulte as páginas sobre os investigadores do IESUE DeutschEnglishfrançais ou o Diretor Englishfrançais.

Para informações relacionadas com a imprensa ou pedidos de entrevista, consulte a página destinada à imprensa English.

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?