You are here:

Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia

O Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (EUISS) é o grupo de reflexão da UE no domínio da política externa.

Criado em 2002 ao abrigo da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) da União Europeia, o IESUE promove uma cultura comum europeia da segurança, contribui para o desenvolvimento e a projeção da PESC e promove o debate estratégico.

O IESUE:

  • é plenamente autónomo
  • faz investigação sobre questões de segurança relevantes para a UE e proporciona um espaço de debate dessas questões
  • efetua análises e previsões para o Comité Político e de Segurança (CPS) e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia
  • foi instituído pela Ação Comum do Conselho 2001/554pdf (com a redação que lhe foi dada pela Ação Comum do Conselho 2006/1002pdf)

Financiamento e fiscalização

O IESUE é financiado por países da UE, de acordo com uma fórmula de repartição de custos com base no PNB. A sua gestão é assegurada pelas seguintes entidades:

  • Comité Político e de Segurança (CPS) – que exerce uma supervisão política
  • Conselho de Administração – que estabelece o orçamento e as regras administrativas e aprova o programa de trabalho do instituto (presidido pela Alta Representante/Vice-Presidente)

Publicações

O IESUE é responsável por vários tipos de publicações destinados à comunidade internacional estratégica. Assine os alertas eletrónicos Traduções da ligação anterior   Deutsch (de) English (en) français (fr) do IESUE para ser informado das novas publicações.

Eventos

Os eventos organizados pelo IESUE destinam-se a melhorar as capacidades analíticas da UE e a promover uma rede de competências em apoio da política externa e de segurança da UE. Os vários tipos de eventos reúnem decisores, funcionários da UE, membros do mundo académico, peritos nacionais e representantes de ONG de todo o mundo.

Imprensa

Os investigadores do instituto facultam regularmente aos meios de comunicação social análises especializadas sobre questões relacionadas com a política externa ou a segurança da UE. Para mais informações sobre os domínios de conhecimento especializado do instituto, consulte as páginas sobre os investigadores Traduções da ligação anterior   Deutsch (de) English (en) français (fr) do IESUE ou a página do Diretor Traduções da ligação anterior   Deutsch (de) English (en) français (fr) .
 

Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia

Contacto

Endereço

100 avenue de Suffren

F-75015 Paris

France

Tel
+33 1 56 89 19 30
Fax
+33 1 56 89 19 31