Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia

O Instituto de Estudos de Segurança da União Europeia (EUISS) é o grupo de reflexão da UE no domínio da política externa.

Criado em 2002 ao abrigo da Política Externa e de Segurança Comum (PESC) da União Europeia, o IESUE promove uma cultura comum europeia da segurança, contribui para o desenvolvimento e a projeção da PESC e promove o debate estratégico.

O IESUE:

  • é plenamente autónomo
  • faz investigação sobre questões de segurança relevantes para a UE e proporciona um espaço de debate dessas questões
  • efetua análises e previsões para o Comité Político e de Segurança (CPS) e a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança/Vice-Presidente da Comissão Europeia
  • foi instituído pela Ação Comum do Conselho 2001/554 (com a redação que lhe foi dada pela Ação Comum do Conselho 2006/1002 )

Financiamento e fiscalização

O IESUE é financiado por países da UE, de acordo com uma fórmula de repartição de custos com base no PNB. A sua gestão é assegurada pelas seguintes entidades:

  • Comité Político e de Segurança (CPS) – que exerce uma supervisão política
  • Conselho de Administração – que estabelece o orçamento e as regras administrativas e aprova o programa de trabalho do instituto (presidido pela Alta Representante/Vice-Presidente)

Publicações

O IESUE é responsável por vários tipos de publicações destinados à comunidade internacional estratégica. Assine os alertas eletrónicos DeutschEnglishfrançais do IESUE para ser informado das novas publicações.

Eventos

Os eventos organizados pelo IESUE destinam-se a melhorar as capacidades analíticas da UE e a promover uma rede de competências em apoio da política externa e de segurança da UE. Os vários tipos de eventos reúnem decisores, funcionários da UE, membros do mundo académico, peritos nacionais e representantes de ONG de todo o mundo.

  • Conferências DeutschEnglishfrançais: contando com cerca de 100 participantes, entre os quais personalidades de renome, constituem uma oportunidade para realizar debates alargados sobre temas da atualidade
  • Seminários DeutschEnglishfrançais: reunindo cerca de 40 participantes, analisam temas específicos, frequentemente com uma tónica regional ou política
  • Grupos de trabalho DeutschEnglishfrançais: cerca de 20 participantes, que se reúnem regularmente para acompanhar acontecimentos numa região em particular ou a evolução num domínio político específico.

Imprensa

Os investigadores do instituto facultam regularmente aos meios de comunicação social análises especializadas sobre questões relacionadas com a política externa ou a segurança da UE. Para mais informações sobre os domínios de conhecimento especializado do instituto, consulte as páginas sobre os investigadores DeutschEnglishfrançais do IESUE ou a página do Diretor DeutschEnglishfrançais.

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?