Percurso de navegação

Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho

A Fundação é um organismo da União Europeia instituído em 1975, com vista a contribuir para a concepção e o estabelecimento de melhores condições de vida e de trabalho na Europa. Para isso, fornece resultados, conhecimentos e aconselhamento, com base em estudos independentes e comparativos, aos governos, às entidades patronais, aos sindicatos e à Comissão Europeia.

A Fundação organiza o seu trabalho em torno de três áreas principais de competência, com enfoque nas seguintes questões:

  1. as condições de trabalho, nomeadamente a organização do trabalho, as questões relacionadas com o tempo de trabalho, a flexibilidade e o acompanhamento das mudanças das condições de trabalho;

  2. as condições de vida, nomeadamente as questões que afectam os cidadãos europeus no seu dia-a-dia, incluindo o equilíbrio entre o trabalho e a vida familiar, a prestação de serviços sociais públicos e a promoção da integração no mundo do trabalho;

  3. as relações laborais, nomeadamente a mutação industrial e reestruturação empresarial, a participação dos trabalhadores no processo de tomada de decisões e a europeização das relações laborais.

A Fundação criou recentemente o Observatório Europeu da Mudança (EMCC), destinado a analisar e antecipar as mudanças laborais e empresariais, com vista a apoiar o progresso socioeconómico.

Os relatórios de investigação da Fundação podem ser gratuitamente descarregados do sítio web ou encomendados pela Internet no endereço www.eurofound.europa.eu.

A Fundação possui um Conselho de Administração tripartido, composto de representantes de autoridades públicas (governos e Comissão Europeia), organizações de entidades patronais e sindicatos.

Director interino:
Juan Menéndez-Valdés

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?