You are here:

Agência Europeia para a Gestão Operacional de Sistemas Informáticos de Grande Escala no Espaço de Liberdade, Segurança e Justiça (eu-LISA)

Apresentação

  • Missão: Apoio à execução das políticas da UE em matéria de justiça e dos assuntos internos através da gestão de sistemas informáticos de grande escala
  • Diretor: Krum GARKOV
  • Criada em: 2011, operacional desde 1 de dezembro de 2012
  • Número de efetivos: 137
  • Sedes: Sede principal — Talin (Estónia), sede operacional — Estrasburgo (França), sede de apoio — Sankt Johann im Pangau (Áustria)
  • Sítio Internet: eu-LISA Traduções da ligação anterior   English (en)

A eu-LISA presta apoio tecnológico aos países da UE para tornar a Europa mais segura.

O que faz

Gere grandes sistemas informáticos integrados que

  • garantem a segurança interna nos países Schengen
  • permitem aos países Schengen trocar dados sobre os vistos
  • define qual o país da UE é responsável pela apreciação de um determinado pedido de asilo

A eu-LISA contribui para garantir que os cidadãos europeus podem viajar livremente dentro da UE, sem comprometer a segurança da Europa.

A agência testa igualmente novas tecnologias que facilitem o estabelecimento de um sistema de gestão das fronteiras da UE mais moderno, eficiente e seguro. Coordenou os testes e o seguimento do projeto-piloto sobre fronteiras inteligentes Traduções da ligação anterior   English (en) , bem como as análises dos seus resultados e a elaboração do relatório correspondente, em estreita cooperação com as instituições e os países participantes da UE.

Estrutura

A agência tem um Conselho de Administração, um diretor executivo e grupos consultivos para cada um dos sistemas sob a sua gestão.

Como funciona

Fornece o quadro técnico e operacional necessário para garantir que as pessoas que vivem na UE podem viver, trabalhar e viajar da forma que conhecem e a que estão habituados. A agência gere os três sistemas informáticos principais relacionados com vistos, pedidos de asilo e intercâmbio de informações que visam garantir a segurança do espaço Schengen:

A agência colabora estreitamente com países da UE Traduções da ligação anterior   English (en) , instituições da UE Traduções da ligação anterior   English (en) e agências no âmbito da justiça e dos assuntos internos Traduções da ligação anterior   English (en) , em especial as seguintes:

Beneficiários

Os cidadãos da UE, que podem viajar livremente e em segurança no território da UE.

Agência da União Europeia para os sistemas informáticos de grande escala

Contacto

Endereço

EU House-Rävala pst 4
10143 Tallinn
Estonia

Ligações
Redes sociais