You are here:

Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

O Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) centraliza as informações relativas ao fenómeno da droga na União Europeia. O seu papel é o de reunir, analisar e divulgar informações objectivas, fiáveis e comparáveis sobre a problemática da droga e da toxicodependência, fornecendo dados correctos e completos sobre o fenómeno ao nível da Europa.

Entre os públicos-alvo do OEDT destacam-se os decisores políticos que usam as referidas informações como um contributo para a definição de estratégias coerentes em matéria de droga a nível nacional e da UE. As informações disponibilizadas pelo OEDT são igualmente úteis aos profissionais e investigadores que trabalham na área da droga e, de uma maneira geral, aos meios de comunicação social europeus e ao grande público.

Um dos principais objectivos do OEDT é melhorar a comparabilidade das informações relacionadas com a droga disponíveis em toda a Europa e desenvolver métodos e instrumentos para o conseguir. Fruto dos esforços desenvolvidos, os países podem agora comparar a sua situação com o resto da Europa e examinar problemas e objectivos comuns. Uma das características essenciais do fenómeno da droga é a sua constante mutação, pelo que o acompanhamento dos novos desenvolvimentos é uma tarefa essencial do OEDT. A principal fonte de informação da agência é a Rede Reitox Traduções da ligação anterior   English (en) : uma rede constituída por entidades dos 28 países da UE, da Noruega, dos países candidatos à adesão à UE e da Comissão Europeia. Todos os anos, o Relatório Anual sobre a Evolução do Fenómeno da Droga na União Europeia e na Noruega e um boletim estatístico disponível em linha dão uma panorâmica actualizada da situação e das tendências. Por outro lado, os sumários de informação nacional, também em linha, fornecem um conjunto variado de dados relacionados com a droga para cada país.

O trabalho do OEDT assenta no pressuposto de que a boa informação é indispensável para uma estratégia eficaz de combate à droga. E, apesar de não poder propor qualquer tipo de modelo político, o OEDT tem um impacto inegável no processo de decisão através das análises, dos instrumentos e das normas que disponibiliza.

Wolfgang GÖTZ,
Director

Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência

Contacto

Endereço

Praça Europa 1

Cais do Sodré

P-1249-289 Lisboa

Portugal

Tel
+351 21 121 02 00
Fax
+351 21 121 03 80
Ligações