You are here:

Agência Europeia das Substâncias Químicas

A Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) contribui para a melhoria da qualidade de vida garantindo a utilização segura das substâncias químicas na Europa. Somos uma Agência da União Europeia.

A ECHA está no centro da implementação de legislação comunitária inovadora em matéria de substâncias químicas com o objectivo de beneficiar a saúde humana e o ambiente, bem como a inovação e a competitividade.

A ECHA foi criada em 2007 e tem a sua sede em Helsínquia, na Finlândia. Somos uma organização moderna, fundamentada numa abordagem científica, que cresceu rapidamente e se tornou uma das maiores agências da UE.

O que fazemos

A missão da ECHA é garantir a aplicação coerente, em toda a Europa, dos regulamentos da UE em matéria de substâncias químicas, ou seja, o Regulamento REACH e o Regulamento relativo à classificação, rotulagem e embalagem (CLP).

  • Ajudamos as empresas a cumprir a legislação sobre substâncias químicas
  • Promovemos a utilização segura das substâncias químicas
  • Gerimos substâncias químicas que suscitam preocupação
  • Fornecemos informação sobre substâncias químicas

Estamos rodeados de substâncias químicas – elas são essenciais na produção de um sem número de artigos, desde produtos de limpeza, vestuário a televisores. São fulcrais para a nossa economia e afectam directamente o nosso bem-estar. Porém, até à data, não existe um conhecimento adequado dos perigos que representam.

Graças à legislação comunitária em matéria de substâncias químicas, dispomos agora de uma base de dados única com informações sobre as substâncias químicas utilizadas na Europa. Ao compreenderem melhor os perigos inerentes às substâncias químicas, as empresas podem reduzir os riscos e contribuir para a sua utilização segura. Nas lojas, o consumidor poderá solicitar informação sobre as substâncias que suscitam elevada preocupação Traduções da ligação anterior   English (en) eventualmente contidas nos artigos que compram. As substâncias que suscitam preocupação serão gradualmente substituídas por alternativas mais seguras. O consumidor e o ambiente estarão melhor protegidos, em casa e no trabalho.

Início de actividade: 1 de Junho de 2007

Director Executivo:
Geert Dancet

Agência Europeia das Substâncias Químicas

Contacto

Endereço

Annankatu 18

FI-00120 Helsinki

Suomi/Finland

Tel
+358 9 6861 80
Fax
+358 9 6861 8210
Ligações