Percurso de navegação

Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (CEPCM) foi criado pelo Regulamento (CE) n.º 851/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 21 de Abril de 2004, tendo iniciado a sua actividade em 20 de Maio de 2005.

Esta agência tem por missão contribuir para o reforço dos meios de defesa da Europa face às doenças infecciosas, como a influenza, o SRAS e o VIH/SIDA. Ainda que disponha de um pequeno número de efectivos permanentes, tem uma vasta rede de parceiros em todos os Estados-Membros da UE e em todos os países do EEE e da EFTA. O CEPCM trabalha em parceria com os organismos nacionais de protecção da saúde pública para desenvolver sistemas de vigilância epidemiológica e de alerta rápido em todo o continente. Tal parceria permite ao CEPCM reunir os conhecimentos de toda a Europa em matéria de saúde, por forma a emitir pareceres científicos autorizados no que diz respeito aos riscos que representam as doenças infecciosas novas e emergentes.

As funções do Centro são, nomeadamente:

  1. reforçar a capacidade da Comunidade e de cada um dos Estados-Membros de proteger a saúde humana através da prevenção e do controlo de doenças humanas;

  2. agir por iniciativa própria em caso de surtos de surtos de doenças contagiosas de origem desconhecida que ameacem a Comunidade;

  3. assegurar a coerência e a complementaridade da acção no domínio da saúde pública, conciliando as funções e as responsabilidades dos Estados-Membros, das instituições da UE e das organizações internacionais.

Marc SPRENGER
Diretor

Endereço para correspondência:
ECDC
171 83 Stockholm
Sweden

Endereço (entrada para visitantes):
Tomtebodavägen 11A
Solna, Sweden

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?