Academia Europeia de Polícia

A Academia Europeia de Polícia (AEP/CEPOL) reúne altos funcionários dos serviços de polícia de toda a Europa para promover a cooperação transfronteiras na luta contra a criminalidade e na manutenção da ordem e da segurança pública.

A AEP/CEPOL foi criada em 2005 (Decisão do Conselho 2005/681/JAI de 20 de Setembro de 2005), sendo equiparada a uma agência da União Europeia (UE). A sede do secretariado da AEP/CEPOL é em Bramshill, no Reino Unido, a cerca de 70 km do centro de Londres. A AEP/CEPOL organiza anualmente 60 a 100 cursos, seminários e conferências que cobrem uma grande variedade de temas e são realizados nas academias nacionais de formação dos Estados-Membros. A AEP/CEPOL dispõe de um orçamento anual de 8 341 000 milhões de euros (2011).

O secretariado da AEP/CEPOL é gerido pelo Diretor Dr. Ferenc Bánfi, nomeado em fevereiro de 2014 por um período de quatro anos.

O Diretor responde perante o Conselho de Administração da AEP/CEPOL que é composto por representantes dos Estados-Membros, habitualmente diretores dos institutos nacionais de formação. O Conselho de Administração é presidido pelo representante do Estado-Membro que assegura a Presidência do Conselho da União Europeia. O Conselho de Administração reúne-se pelo menos quatro vezes por ano e criou quatro comités:

  • Comité de Programação Anual (APC)
  • Comité Orçamental e Administrativo (BAC)
  • Comité Estratégico o (SC)
  • Comité de Formação e Investigação (TRC)

Os comités são apoiados por grupos de trabalho, grupos de projeto e subgrupos.

O secretariado da AEP/CEPOL tem cerca de 30 efetivos distribuídos por dois departamentos: o Departamento Formação, Ciência, Investigação e Desenvolvimento e o Departamento Serviços Centrais.

O acrónimo CEPOL vem do nome francês da Academia Europeia de Polícia: Collège Européen de Police.

Diretor: Dr. Ferenc Bánfi.

CONTACTO

Pedidos de informação

Telefone gratuitamente para o
00 800 6 7 8 9 10 11 Funcionamento do serviço telefónico

Envie as suas perguntas por correio electrónico

Contactos e informações sobre as visitas às instituições, contactos com a imprensa

Ajude-nos a melhorar

Encontrou a informação que procurava?

SimNão

O que procurava?

Tem alguma sugestão?