You are here:

Agências e outros organismos da UE

As agências da UE são organismos distintos das instituições da UE: trata-se de entidades jurídicas distintas criadas para realizar tarefas específicas ao abrigo do direito europeu.

Há mais de 40 agências, divididas em cinco grupos:

Agências descentralizadas

As agências descentralizadas desempenham funções técnicas, científicas ou administrativas, assistindo as instituições da UE na elaboração e aplicação das políticas. Além disso, apoiam a cooperação entre a UE e os governos nacionais, reunindo competências técnicas especializadas das instituições europeias e das autoridades nacionais. São criadas por um período indeterminado e estão localizadas em diferentes países da UE.

Agências da Política Comum de Segurança e Defesa

Estas agências foram criadas para desempenhar tarefas muito concretas de carácter técnico, científico e administrativo no quadro da Política Comum de Segurança e Defesa da União Europeia.

Agências e organismos da EURATOM

Estas agências foram criadas para apoiar os objetivos do Tratado que institui a Comunidade Europeia da Energia Atómica (EURATOM): coordenar os programas nacionais de investigação nuclear, para fins pacíficos disponibilizar conhecimento, infraestruturas e financiamento para a energia nuclear assegurar um aprovisionamento suficiente e seguro em energia nuclear

Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT)

O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) está sedeado na Hungria e é um organismo independente da UE que, ao reunir os seus melhores recursos científicos, empresariais e educativos, visa promover a capacidade da Europa para desenvolver novas tecnologias.