Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Altiero Spinelli – Uma vida dedicada ao sonho europeu

Altiero Spinelli –  Uma vida dedicada ao sonho europeu
Mesa redonda (no sentido dos ponteiros do relógio, partindo da pessoa sentada à direita, sem óculos, com um braço pousado na mesa): F. Ortoli; Emile Noël; A. Borschette; C. Cheysson; P. Lardinois; A. Spinelli; C. Soames; W. Haferkamp; P. Hillery; R. Dahrendorf; F. O. Gundelach; G. Thomson; H. Simonet; C. Scarascia-Mugnozza

01/06/07

Os 50 anos do Tratado de Roma são comemorados um século após o nascimento de Altiero Spinelli, um dos fundadores da União Europeia e defensor do federalismo europeu.

Com Robert Schuman, Jean Monnet e os outros principais arquitectos da integração europeia, Altiero Spinelli participou activamente na criação da União Europeia a seguir ao fim da Segunda Guerra Mundial.

Altiero Spinelli foi membro da Comissão Europeia. Em 1976, passou a integrar o Parlamento Europeu, tendo ocupado o lugar de Deputado até a sua morte, em 1986. Dotado de uma visão clara do potencial europeu, a sua contribuição foi essencial para o reforço dos Tratados da União Europeia nos anos oitenta e noventa.

A sua participação no movimento de resistência antifascista custou-lhe dez anos de prisão e seis anos de exílio na ilha italiana de Ventotene, sob o regime de Mussolini. Foi aqui que Altiero Spinelli definiu a sua visão de uma Europa unida e livre no Manifesto di Ventotene. Este documento é actualmente considerado o precursor da Constituição Europeia.

Já pode consultar em linha um retrato desta figura política, um vídeo de um dos seus discursos e ainda retratos de outras figuras‑chave que contribuíram para a construção da União Europeia. No sítio Web «A história da União Europeia» pode fazer uma viagem virtual ao passado, percorrendo os acontecimentos que conduziram à Europa dos nossos dias.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página