Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Temas

Mais mulheres em lugares de responsabilidade

Mais mulheres em lugares de responsabilidade
Alice Schwarzer, activista alemã dos direitos da mulher desde os anos 70, numa fotografia da exposição «Mulheres Europeias»

06/03/07

O Dia Internacional da Mulher em 8 de Março será comemorado com uma série de eventos que põem em destaque a persistência das desigualdades no mundo do trabalho

Sabe que, no sector privado, uma mulher que faça o mesmo trabalho que um homem pode ganhar até menos 25 % do que esse homem? Olhe à sua volta: quantas organizações têm mulheres em lugares de responsabilidade?

Muitas mulheres europeias são confrontadas com esta realidade frustrante. É certo que os europeus estão conscientes da discriminação entre os sexos e 40 % consideram que se trata de um fenómeno generalizado. Apesar de serem iguais aos olhos da lei, do ponto de vista económico, é inegável que as mulheres continuam a ser o sexo fraco.

«Esta situação é inaceitável nas democracias actuais», declarou Vladimír Špidla, o Comissário responsável pela Igualdade de Oportunidades. «É necessário eliminar de uma vez por todas as barreiras invisíveis que impedem as mulheres de avançar na hierarquia». Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Comissário reunir‑se-á com algumas das suas colegas – as Comissárias Danuta Hübner, Neelie Kroes, Benita Ferrero-Waldner, Meglena Kuneva e Viviane Reding para falar sobre os progressos e os desafios enfrentados pelas mulheres na vida política.

No Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades English não basta intervir no plano jurídico – é necessário acabar com os estereótipos. Os homens têm de assumir uma parte mais importante das responsabilidades familiares e a Europa precisa de fórmulas de trabalho mais flexíveis e de estruturas de acolhimento para crianças. As mulheres devem ter exactamente as mesmas oportunidades que os seus colegas do sexo masculino.

De 6 a 8 de Março, a União Europeia organiza uma série de eventos para promover a igualdade entre homens e mulheres. Viviane Reding, uma das oito mulheres do conjunto dos 27 Comissários que constituem a Comissão Europeia, debaterá o papel das mulheres nas tecnologias da informação.  Entre as outras personalidades importantes presentes na exposição Mulheres Europeias Deutsch encontrar-se-ão a Chanceler alemã Angela Merkel e a Comissária Benita Ferrero-Waldner.

Eventos na União Europeia

A investigação precisa das mulheres europeias! (07'47")

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página