Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto
Comemorar a Europa ! - 50 anos do Tratado de RomaIgnorar a barra de selecção das línguas (tecla de atalho=2) 01/02/2008
EUROPA > 50 anos > Notícias e Média > Artigos

Apanha o comboio europeu !

Apanha o comboio europeu !
Fotografia de grupo dos participantes no projecto In-Transit

29/06/07

Curtas-metragens financiadas pela União Europeia sobre o futuro da Europa na perspectiva de um grupo de jovens que fazem uma viagem de comboio pela Europa fora.

Um filme de 15 minutos e um sítio Web interactivo põem na ribalta o projecto In-TransitEnglish (en) sobre a vida dos jovens europeus. Estará a União Europeia na via certa? Qual será o seu destino ?  

«Os jovens […] têm de tomar posição e escolher a direcção que vão tomar” declarou Cristina Basto, que ajudou a coordenar o projecto. As personagens do filme são perfeitas caricaturas dos estereótipos europeus:um britânico que desdenha a Europa de Leste como se tratasse do "terceiro mundo", uma francesa arrogante, um italiano de ar duvidoso a tentar seduzir uma sueca vestida à última moda e um alemão tosco.

Perante um público numeroso, esta curta-metragem estreou em Bruxelas por ocasião dos 50 anos da União Europeia. Do projecto também faz parte uma página Web interactiva,Onde podes tomar lugar numa carruagem do comboio virtual In-TransitEnglish (en) e interagir com os outros passageiros.Clicando nos lugares dos outros passageiros, podes ver o seu perfil e juntar-te à discussão em linha.

Apoiado por várias associações de juventude, nomeadamente a AEGEEEnglish (en)  e a AIESECEnglish (en) , duas das mais importantes organizações estudantis a nível mundial, e por algumas personalidades do Parlamento Europeu e da Comissão, o projecto oferece aos jovens uma plataforma para trocarem ideias sobre a situação actual da Europa e fazerem ouvir a sua voz.

Advertência jurídica | O sítio EUROPA | Pesquisa | Contacto | Topo da página